XVII Congresso Sul Brasileiro de Medicina Intensiva

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Dados do Trabalho


Título

Organizando o cuidado: round matinal e checklist vespertino

Objetivo(s)

Descrever a rotina de cuidado multidisciplinar construída dentro da UTI adulto de hospital municipal de média complexidade.

Métodos

Implementação de round multidisciplinar matinal diário e checklist vespertino construídos através de revisão de literatura e experiência profissional prévia. Realiza-se, no início da manhã, round multidisciplinar beira leito com duração de aproximadamente uma hora. O round conta com a participação dos seguintes profissionais: médico, enfermeiro , fisioterapeuta, técnico de enfermagem, nutricionista, fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social e representante da CCIH. É reservado cinco minutos para a discussão e revisão de cada um dos casos clínicos. Durante esse momento, cria-se um plano de cuidado e definem-se as metas para o dia. No final da tarde, realiza-se novo check-list, desta vez com uma equipe reduzida (médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e fisioterapeuta). As metas do dia que porventura não tiverem sido alcançadas serão reavaliadas neste momento. Aquelas que estiverem ao alcance da equipe são prontamente cumpridas. As que não puderem ser alcançadas são replanejadas.

Resultados

O modelo de round desenvolvido contempla a avaliação de: exames e procedimentos a serem realizados durante o dia, ajuste de sedação, realização de teste de respiração espontânea, cuidado com as profilaxias, checklist de bundle de prevenção à PAV, plano de mobilização precoce, avaliação nutricional, controle glicêmico, data da última evacuação, ajuste de antibióticos, tipo de visita (rotina, estendida ou flexível), questões relacionadas às famílias, e metas a serem cumpridas ao longo do dia.

Conclusão

Pacientes admitidos nas unidades de terapia intensiva são extremamente complexos, apresentando necessidades que muitas vezes são negligenciadas. A realização de round multidisciplinar e checklist beira leito organiza o cuidado, aumenta sua consistência, melhora a comunicação entre a equipe, além de diminuir a chance de erros. Desde a sua criação, essas reuniões tem sido um momento crucial dentro da rotina de nossa unidade, contribuindo positivamente para a qualidade de nossa assistência.

Referências

Área

Gestão e Qualidade

Instituições

Autores

César Augusto de Meirelles Almeida, Sérgio Medeiros Jr. , Shanlley Cristina da Silva Fernandes, Grey Robson Fillipi