XVII Congresso Sul Brasileiro de Medicina Intensiva

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

A humanização no cuidado intensivo

Objetivo(s)

Estabelecer estratégias de humanização do cuidado intensivo no contexto das limitaçoes de recursos materiais e humanos do Sistema Único de Saúde.

Métodos

Tentamos enfrentar este desafio através de algumas estratégias: 1) Programa de capacitação continuada para enfermeiros e técnicos; 2) Visitas extendidas e flexibilizadas em diversas situações clínicas; 3) Acolhimento dos familiares e prestação de informações flexibilizados; 4) Participação dos familiares nas decisões e processos; 5) Políticas de diminuição dos ruídos; 6) Admissão de animais de estimação e menores de idade de maneira supervisionada na unidade, 7) permissão de TV e músicas conforme as preferências dos pacientes, e 8) Implantão de música ambiente.

Resultados

Conseguimos implantar todos os itens propostos através da elaboração de fluxos. As principais dificuldades enfrentadas correspondem aos itens 6, 7 e 8.

Conclusão

A natureza inerente às Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) contribui para fordismo crescente dos processos de assistência, “coisificação” e fragmentação do paciente. A doença crítica e o modelo de cuidado - a sedoanalgesia, a contenção física, a ventilação mecâmica, o ruído associado à um ambiente não-familiar ao doente – deternimam um “setting” cujos níveis de estresse são elevados. Neste panorama, a redução do doente à uma patologia é o caminho mais fácil para minimizar a tensão num dos extemos desta equação: àquele da equipe de saúde. A resolução destes problemas passa – necessariamente – pelo envolvimento da equipe de enfermagem, a psicologia, a assistente social, bem como dos demais profissionais e setores que prestam suporte à unidade. Processo ainda em construção, estamos cada vez mais inclinados na eleboração de fluxogramas que ajudem atornar a humanização uma realidade normativa e natural.

Referências

Área

Multidisciplinariedade

Instituições

Autores

Volnei Correa Tavares