XVII Congresso Sul Brasileiro de Medicina Intensiva

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Avaliação da qualidade da assistência de enfermagem em uma unidade de terapia intensiva do norte de Santa Catarina-SC

Objetivo(s)

avaliar os indicadores de qualidade da assistência de enfermagem

Métodos

Estudo quantitativo, descritivo, transversal e retrospectivo em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de uma instituição hospitalar municipal do norte de Santa Catarina (SC) no período de março a maio de 2017. Para coleta de dados foram utilizados as variáveis definidas por indicadores de qualidade do Núcleo de Segurança do Paciente da instituição referida que contemplaram os seguintes eventos adversos: perda do cateter venoso central (CVC) por hiperemia, tração ou fixação incorreta, perda do cateter para monitoramento da pressão arterial invasiva (PAI) por tração ou obstrução, perda de sonda enteral (SE) por tração ou obstrução e perda de sonda vesical de demora (SVD) por obstrução ou escape, preenchidos em uma planilha mensal pelos enfermeiros responsáveis pela assistência de enfermagem na UTI.

Resultados

Observou-se um aumento na perda do CVC por tração e uma redução na perda por fixação incorreta. Em relação ao cateter de PAI, apresentou um perfil de queda na perda por tração enquanto que houve um aumento na perda por obstrução. SE apresentou uma redução importante de 16 para 4 perdas por tração e não houve perda por obstrução. Quanto a SVD, observou-se um aumento da perda por escape.

Conclusão

Houve um aumento na remoção acidental dos dispositivos avaliados por tração, obstrução e escape. Entende-se com este estudo que notificar a ocorrência dos eventos adversos e conhecer a causa, auxilia aos enfermeiros da UTI na educação continuada e nos aspectos que devem ser trabalhados para oferecer uma assistência de qualidade, segura e livre de danos ao paciente.

Referências

Área

Gestão e Qualidade

Instituições

Autores

GRAZIANI MAIDANA ZANARDO, MURIEL MARINI DELMONEGO, CRISTINA TEIXEIRA, LUIZ PAULO DE LEMOS WIESE