XVII Congresso Sul Brasileiro de Medicina Intensiva

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Redução das taxas de pneumonia associada à ventilação mecânica após a implantação de um bundle com o uso da telessaúde

Objetivo(s)

Analisar a implementação de um bundle através da telessaúde na redução das taxas de pneumonia associada a ventilação (PAV) em um hospital em Rio do Sul, Santa Catarina.

Métodos

Estudo descritivo retrospectivo realizado entre maio de 2014 e dezembro de 2016. O estudo foi desenvolvido em uma unidade de terapia intensiva (UTI) geral com 10 leitos que atende pacientes adultos clínicos e cirúrgicos, no Hospital Regional do Alto Vale (HRAV). Os dados foram analisados antes (maio a dezembro 2014) e após (janeiro a dezembro de 2016) a implantação do bundle. O bundle foi instituído na UTI em agosto de 2015. As ações de telessaúde realizadas na instituição incluíram: discussão com a equipe do controle de infecção acerca das medidas de prevenção de PAV a serem implantadas na unidade, método de aferição das medidas, treinamentos à distância da equipe do controle de infecção e monitoramento com discussão mensal por teleconferência dos indicadores obtidos com planejamento de ações de melhorias.

Resultados

As taxas de PAV reduziram de 19,7/1000 dias de ventilação mecânica em 2014, período pré-intervenção, para 14,24/1000 dias de ventilação mecânica em 2016, período pós intervenção, uma redução aproximada de 28% nas taxas ano após o início do bundle. Observa-se que após a implantação do bundle houve uma redução de 15,6% na taxa de uso de ventilação mecânica (VM) (76,31% vs 64,40%). A adesão observada nas medidas do bundle no período de agosto de 2015 a dezembro de 2016 foi de: 91,3% para manutenção da cabeceira entre 30 e 45º; 93,6% para manutenção de circuitos ventilatórios e filtro sem excesso de líquido; 84% para verificação da medida do balonete a cada 6 horas e; 84,7% para realização da higiene oral com clorexidina a cada 6 horas.

Conclusão

Os resultados da implantação do bundle de prevenção de PAV com a telessaúde mostrou a redução nas taxas desta infecção na UTI geral da instituição o que demonstra que esta ação realizada por profissionais capacitados em hospitais remotos pode reduzir as taxas de infecções promovendo uma melhor qualidade na assistência prestada aos pacientes.

Referências

Área

SEPSE/Infecção

Instituições

Autores

Camila Hubner Dalmora, Débora Gonçalves Ferreira, Diogo Laurindo Brasil, Marcelo Vier Gambetta, Marcos Duarte, Nilson Carvalho Correa, Rodrigo Pires dos Santos, Stephani Lukasewicz Ferreira, Tiago Leitzke