XVII Congresso Sul Brasileiro de Medicina Intensiva

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Frequência de Notificações de Eventos Adversos Ocorridos em uma Unidade de Terapia Intensiva de um Hospital Universitário

Objetivo(s)

Identificar as notificações de Eventos Adversos (EAs) ocorridos em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital universitário.

Métodos

Trata-se de pesquisa quantitativa, descritiva, retrospectiva e documental. A coleta de dados contemplou o período de janeiro a março de 2017. Realizou-se o levantamento das notificações pelo registro de Eventos adversos do Núcleo de Segurança do Paciente de um hospital público de ensino dos Campos Gerais. O referido hospital trabalha atualmente com 143 leitos e atende uma população aproximada de 75.000 habitantes. A amostra foi selecionada de forma intencional seguindo os seguintes critérios de inclusão: ambos os sexos; permanência de internação mínima de 24 horas na UTI.

Resultados

Foram identificados 125 Eventos Adversos, 51,2% corresponderam à circunstância notificável, 32,8% incidente com dano, 15,2% incidente sem dano e 0,8% near miss. Os eventos foram relacionados a cinco frentes de ação na UTI: administração, material médico hospitalar, equipe de limpeza, equipe de saúde e assistência da enfermagem. As notificações mais frequentes foram relacionadas à assistência de enfermagem 59,2%, seguidas da equipe de saúde 17,6%, materiais médico hospitalar 15,2%; administração 4,8% e 3,2% equipe de limpeza. Das notificações relacionadas a assistência de enfermagem identificou-se a perda da integridade da pele 40,5%, medicação 28,4%, sondagem e cateterismo 23%, cuidados com a dieta do paciente 5,4% e quedas 2,7%.

Conclusão

A frequência dos Eventos Adversos reflete o distanciamento da assistência à saúde ideal do cenário atual, assim, faz-se necessário que os profissionais da saúde adotem medidas de prevenção com finalidade de promoção de uma assistência mais segura e de qualidade.

Referências

Área

Gestão e Qualidade

Instituições

Autores

Carla Regina Blanski Rodrigues, Guilherme Arcaro, Clóris Regina Blanski Grden, Daniele Brasil, Luciane Patrícia Andreani Cabral