XVII Congresso Sul Brasileiro de Medicina Intensiva

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Caracterização dos pacientes neurocirúrgicos internados em UTI adulto submetidos a higiene bucal

Objetivo(s)

Caracterizar os pacientes internados pela neurocirurgia na Unidade de Terapia Intensiva adulto de um hospital universitário submetidos a higiene bucal correlacionando com a prevalência de pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV).

Métodos

Estudo descritivo e retrospectivo, foram utilizadas as fichas de atendimento dos pacientes internados pela neurocirurgia em março e abril de 2017 e a relação de pneumonias associadas a ventilação mecânica (PAV) da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da instituição. Trata-se de um projeto de extensão interdisciplinar dos cursos de Enfermagem e Odontologia realizado diariamente com os pacientes internados na UTI adulto de um hospital escola público do norte do Paraná. No projeto em questão, é feita a avaliação da cavidade oral, evolução e tratamento das lesões, higiene bucal com a clorexidina 0,12% e aspiração da cavidade oral e supraglótica pelos residentes enfermeiros e de odontologia.

Resultados

No mês de março desse ano, foram submetidos à ventilação mecânica (VM) na UTI do estudo 173 pacientes, e em abril 226 pacientes, sendo que o número de PAV desses meses foram 6 e 7 respectivamente. Sobre os 26 pacientes internados pela neurocirurgia que foram submetidos a higiene bucal neste período, a faixa etária predominante foi de 40 a 59 anos, nove pacientes estiveram sedados por um à dois dias. Especificamente sobre a VM, cinco pacientes estiveram sob VM de um a cinco dias, sete por seis a dez dias, sete pacientes por mais que dez dias e seis pacientes não precisaram de VM. As lesões presentes em cavidade oral estavam presentes em 50% dos pacientes, apenas seis não apresentaram sangramento durante o procedimento da higiene bucal.

Conclusão

Após a implantação do projeto na UTI em questão, foi detectada a diminuição da prevalência da PAV. A atuação da equipe multidisciplinar na realização da higiene bucal mostra-se importante na evolução dos pacientes e variáveis como sedação, ventilação mecânica, sangramentos e presença de lesões como foram identificados nos pacientes neurocirúrgicos podem ser contribuintes para o desenvolvimento da PAV, reforçando a importância do projeto e da higiene bucal também realizada pela equipe de enfermagem do setor.

Referências

Área

Multidisciplinariedade

Instituições

Autores

Elizângela Santana Santos, Bruna Eduarda Lombardi Mendonça, Lucas Marcelo Meira da Silva, Dalila Ledo Ferreira, Jéssica Heloiza Rangel Soares, Juliana Gabrielle Santos Arnaldo, Aline Franco Rocha, Andreia Bendine Gastaldi